top of page

Kanye West - "Jesus is King" (Crítica)

  • Foto do escritor: João Pedro Antunes
    João Pedro Antunes
  • 24 de nov. de 2019
  • 3 min de leitura

Artista: Kanye West

Data de lançamento: 25 de Outubro

Géneros: Hip-Hop Cristão, Gospel, Pop Rap, R&B Alternativo

Editora: GOOD Music, Def Jam Recordings

O ano de 2018 foi dourado e sorridente para Kanye West, sem dúvida. Ao longo desses 12 meses, o icónico rapper estadunidense lançou os álbuns Ye (a solo), Kids See Ghosts (em colaboração com Kid Cudi) e produziu projectos como Daytona (Pusha T), NASIR (Nas) e KTSE (Teyana Taylor). Por isso, o ano de 2019 deu-me bastantes esperanças no que se trata a novo material do Kanye.

Ora, Kanye passou boa parte de 2019 a dar um hype gigantesco para um álbum denominado de Yandhi. Contudo, após diversas mudanças de data, o artista estadunidense acabou por deitar fora todo esse projecto que parecia promissor (e ainda parece, pelas leaks presentes em toda a Internet) para dar à luz a um álbum de 27 minutos dedicado inteiramente à religião cristã: Jesus is King. Ora, digo-vos desde já que Jesus is King é algo difícil de engolir. Não por ser insuportávelmente mau mas porque qualquer um que conhece a discografia de Kanye sabe que ele é capaz de muito, muito melhor: tanto liricamente como em termos de produção. Afinal, quando é que ele - um dos produtores mais notórios dos últimos vinte anos - se tornou tão aborrecido e monótono? Quando é que Kanye West passou a ser do génio por detrás de canções como Feel the Love, Power e Black Skinhead para o produtor que acha que começar o álbum de forma abrupta (Every Hour) é boa ideia? Eu cheguei a pensar que tinha posto o álbum em shuffle.

Enfim, as únicas faixas com uma produção que faz realmente lembrar Kanye são Follow God (que acaba repentinamente numa parte da música onde ele normalmente inseriria o clímax), Use This Gospel (apesar da péssima voz cantada de Kanye - que infelizmente está presente diversas vezes na obra - e da inseração nada adequada de Kenny G) e Hands On (a melhor faixa, instrumentalmente - devido aos vocais por vezes glitchy - mas também a pior em termos líricos. Mais disso lá para a frente), o que é realmente desapontante... Porém, temos também tentativas de criação de algo interessante em Selah, com as inspirações em Gospel acompanhadas de uma bateria climática. No entanto, creio que Kanye podia ter dado o passo extra para fazer dessa canção algo especial (mas continua a ser um destaque no álbum)

Todavia, o pior nem são os instrumentais... o pior são as letras. Não me levem a mal, o problema não é o facto de as letras serem cristãs! O problema deste álbum é o facto de Kanye nunca conseguir focar-se inteiramente no tema da cristiandade (nem que seja a experiência do mesmo enquanto cristão) e acaba por fazer do álbum apenas sobre ele, e de forma exagerada (como dizer que "os cristãos" estão contra ele em Hands On). A única coisa interessante de ver neste álbum em termos líricos é a sua comparação com o álbum anterior (Ye), que mostra Kanye a vulnerabilizar-se e a desabafar sobre a sua saúde mental (especialmente em I Thought About Killing You) enquanto Jesus is King demonstra-nos a fase maníaca que Kanye está a passar neste processo cíciloco aparentemente bipolar.

Enfim: no final de contas, eu respeito Kanye por ter mudado para uma vibe mais virada para o Gospel. Contudo, eu creio que ele é capaz de muito mais e melhor, mesmo dentro desta nova vertente. Eu diria que se ele continuar assim e fizer mais álbuns deste género (destaco que temos Jesus is Born para ser lançado no dia de Natal), ele acabará por cair no esquecimento. Por isso, eu já nem lhe diria para lançar oficialmente Yandhi (infelizmente esse projecto parece estar destinado ao esquecimento), mas para ele tentar ser mais inovativo mesmo dentro do Gospel/Hip-Hop. Eu sei que ele é capaz disso, estamos a falar do autor de My Beautiful and Twisted Dark Fantasy e The Life of Pablo!

Enfim, deixo-vos um 8.5/20 em cima da mesa.

I hate when I'm on a flight and I wake up with a water bottle next to me. Like, oh, great. Now I gotta be responsible for this water bottle" - Kanye West.

Jesus is King disponível abaixo.


コメント


© 2018-2019 - ondas distorcidas. -  Wix.com

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Spotify
bottom of page