top of page

O Melhor de Novembro de 2019

  • Foto do escritor: João Pedro Antunes
    João Pedro Antunes
  • 13 de dez. de 2019
  • 5 min de leitura

Tal como todos os meses, o Ondas Distorcidas fará uma lista de toda a música que crê merecer destaque ao longo de um mês. Contudo, as regras vão mudar ligeiramente. Anteriormente, apenas seriam mencionadas as obras sem qualquer explicação. Ora, deste mês para a frente, decidimos que fariamos um pequeno texto para cada escolha, justificando-a assim. Ora cá vai:


SINGLES/FAIXAS:


Álbum: TBA

Géneros: Indie Folk

Data de lançamento: 1 de Novembro

Editora: Sire Records "Uma música acústica bastante calminha que nos dá a sensação de estar à frente de uma lareira após um longo dia lá fora, ao frio. Cavetown nunca falha em acalmar-me."


Duck Fizz - Foráneo

Álbum: -----

Géneros: Indie Rock

Data de lançamento: 1 de Novembro

Editora: Fizzy "Este quarteto mexicano decide dar-nos, com o lançamento deste single, um som de bom Indie Rock/Rock Alternativo misturado com algumas ondas mais secas e áridas bastante orelhudas. Eu diria que o obstáculo linguístico é facilmente superável. Aconselho este single a qualquer fã das bandas alternativas actuais mais populares, desde Tame Impala a Arctic Monkeys."


Capital da Bulgária - Daniel Artur

Álbum: -----

Géneros: Art Pop, Braindance, Indietronica Data de lançamento: 2 de Novembro de 2019

Editora: Independente

"Portugal pode muito bem ter ganho mais uma promessa do Indie!

Capital da Bulgária lança Daniel Artur: um single hipnotizante e dançante que faz, por vezes, lembrar artistas como Surma. Destaca-se também a doce voz da artista."


Bring Me The Horizon - Ludens

Álbum: Death Stranding: Timefall (Original Music From the World of Death Stranding Géneros: Electro-Pop, Electro-Industrial, Rock Industrial, Metalcore Data de lançamento: 6 de Novembro

Editora: Sony Music Entertainment

"Ludens é um risco bastante acentuado, com a sua progressão constante e com a mudança peculiar de géneros entre a música (desde Electro-Industrial a Metalcore, por exemplo). Merece o seu devido valor e respeito pelo risco e ambição."


Giant Swan - YFPHNT

Álbum: Giant Swan Géneros: Techno Industrial

Data de lançamento: 7 de Novembro

Editora: Keck

"Giant Swan lançou um álbum de estreia interessante, no qual provou mais uma vez ser um dos nomes a observar na música electrónica actual. Todavia, os sons mecânicos e agressivos de YFPHNT são o grande destaque. Senhoras e senhores: isto é Techno Industrial, e é apenas impossível eu não dançar maniacamente ao som disto."


Mura Masa (com slowthai) - Deal Wiv It

Álbum: R.Y.C. (17 de Janeiro de 2020)

Géneros: Post-Punk Revival, Dance-Punk, Synth-Funk, UK Hip-Hop

Data de lançamento: 7 de Novembro

Editora: Anchor Point Records, Polydor Records

"O primeiro álbum deste artista orginário da Ilha de Jersey pode não me ter impressionado de todo, mas estes novos singles são tão interessantes! Depois do lançamento de I Don't Think I Can Do This Anymore com Clairo, Mura Masa une forças com Slowthai para lançar Deal Wiv It: uma malha de Post-Punk Revival que goleia 10x0 muitas das bandas que exploraram o género quando ainda estava no seu auge, há 15 anos. Adoro como esta faixa transpira um puro sentimento de liberdade e de energia. É como se Ares, dos Bloc Party, tivesse sido lançado em 2019.

Mais singles destes, Mura Masa! Por favor, eu imploro!"


Billie Eilish - Everything I Wanted

Álbum: ----- Géneros: Ambient Pop, Art Pop, Downtempo, Ambient House, Indietronica

Data de lançamento: 13 de Novembro

Editora: Darkroom, Interscope

Esta é capaz de ser uma das melhores músicas lançadas até agora por Billie Eilish! "Conhecida pelo seu álbum When We All Fall Asleep, Where Do We Go?, a jovem artista estadunidense lança um single mais ambiental e minimalista, com óbvias inspirações em Lorde e The XX. Soa mais maturo, de certa forma. Destaca-se a excelente produção de Finneas, irmão de Billie."


El Mató a un Policía Motorizado - El Perro

Álbum: La Otra Dimensión (6 de Dezembro de 2019)

Géneros: Indie Rock

Data de lançamento: 15 de Novembro

Editora: Laptra Discos

"El Perro é o nome do novo single desta banda argentina que, como sempre, abordam um som de puro Indie Rock. Afinal, já é algo que os distingue, a este ponto. Destaca-se a consistência de qualidade por parte da banda."


MFnMelo & Saba - What a Life

Álbum: Everybody Eats (25 de Novembro de 2019)

Géneros: Hip-Hop Abstracto

Data de lançamento: 17 de Novembro

Editora: Independente

"MFnMello e Saba, ambos membros do grupo de Hip-Hop Pivot Gang, colaboraram para lançar What a Life, um single de Hip-Hop Abstracto bastante sólido. É de destacar a saída de ambos das respectivas zonas de conforto (Jazz Rap/Trap Rap), com um flow que encaixam de forma espectacular no beat."


Grimes - My Name is Dark (Art Mix)

Álbum: Miss Anthroposcene (21 de Fevereiro de 2020)

Géneros: Dance Alternativo, Electro-Pop, Electro-Clash, Noise Pop, Rock Industrial, Coldwave, Dream Pop

Data de lançamento: 29 de Novembro

Editora: 4AD Records

"Um single com uma natureza áspera, escura e ressonante. A artista canadiana chega a re-introduzir alguns aspectos de Dream Pop/Coldwave vistos em álbuns anteriores, mas re-programados para algo ligeiramente diferente (começando pela ligeira postura de Rock Industrial verificada na composição da canção). Com My Name Is Dark e We Appreciate Power como singles principais, estaria a mentir se dissesse que não estava ansioso pelo próximo álbum."



EP's: Surma - Surma

Géneros: Art Pop, Braindance, Ambient Pop, Art Rock

Data de lançamento: 28 de Novembro

Editora: Omnichord Records

"Após o sucesso que foi o primeiro álbum - Antwerpen - e da sua participação no último Festival da Canção com Pugna, Surma decide lançar este EP homónimo, constituído na sua íntegra por faixas compostas no início da sua carreira a solo e nunca antes lançadas. Tudo isto faz da obra uma espécie de prequela ao Antwerpen. O single, Wanna Be Basquiat, merece um especial destaque pela sua experimentação e agressividade."


clipping. - The Deep

Géneros: Hip-Hop Experimental, Hip-Hop Abstracto, Glitch Hop, Detroit Techno, Dark Ambient Data de lançamento: 29 de Novembro Editora: Sub Pop Records

"Semelhantemente a Splendor & Misery ou There Existed an Addiction to Blood, The Deep é uma experiência musical bastante cinematográfica, sempre acompanhada dos instrumentais de William Hutson e Jonathan Wilson (que, já agora, provaram neste projecto a sua versatibilidade) e da narrativa espectacular de Daveed Diggs. Destaca-se a colaboração feita com Shabbaz Palaces em Aquacode Databreaks, no qual consegiu-se chegar a um meio termo entre o abstracto e o glitchy."


Croatian Amor & Varg2™ - Body of Carbon

Géneros: Club Desconstruído, Techno Industrial, Trance, Hardstyle, UK Bass

Data de lançamento: 29 de Novembro

Editora: Posh Isolation

"Este EP é uma autêntica montanha russa electrónica. Começa com toda a força com uma faixa que, apesar de manter a base de Club Desconstruído presente em todo o EP, ainda tem influências muito fortes no Techno Industrial, e depois tem partes um pouco mais calmas, também (especialmente God’s Face in the Water). Uma obra que eu não me importava nada de ouvir numa discoteca, na sua íntegra."



ÁLBUNS:


Joanna Wang - Love is Calling Me

Géneros: Champer Pop

Data de lançamento: 5 de Novembro Editora: New Tokyo Terror Music Production Company

"No seu décimo primeiro álbum até à data, a compositora taiwanesa Joanna Wang muda um pouco o seu rumo, tentando a sua sorte no Chamber Pop. Contudo, mesmo tendo saído ligeiramente da sua zona de conforto, Wang ainda consegue transpirar ambiciosidade, experiência e talento com este novo projecto."


Alex Somers - Honey Boy (OST)

Géneros: Ambient, Pós-Minimalismo

Data de lançamento: 7 de Novembro

Editora: KRUNK

"Pode ser uma banda sonora de filme, mas esta obra é capaz de transmitir a qualquer ouvinte – inclusivamente quem não viu o filme Honey Boy – todo o tipo de sentimentos: conforto, felicidade, nostalgia, tristeza, etc… É uma obra digna de respeito. Avé Alex Somers."


Rorcal - Muladoma

Géneros: Black Metal, Sludge Metal Atmosférico, Black Metal Atmosférico, Spoken Word

Data de lançamento: 8 de Novembro Editora: Hummus Records

"Esta banda suiça conseguiu, neste álbum, fazer uma mistura bastante interessante entre o Sludge Metal e o Black Metal Atmosférico. Vemos aqui um som pesado, complexo, bruto e violento acompanhado de letras de teor bastante escuro. Sem dúvida uma experiência musical completa e bastante interessante."


Chico da Tina - Minho Trapstar

Géneros: Trap, Rap Cómico, Pop Rap

Data de lançamento: 20 de Novembro

Editora: Branditmusic

"É verdade, as letras de Chico da Tina são hilariantes. Não é à toa que ele se tem tornado viral por todo o território lustiano. Todavia, não nos fiquemos só pelo conteúdo lírico: já viram a produção? Principalmente em Deitei Tarde Acordei Late, Minho Trapstar e Triangle Chest. Há algo de especial por aqui!"

A playlist do costume aqui em baixo:


Comentários


© 2018-2019 - ondas distorcidas. -  Wix.com

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Spotify
bottom of page